Santo do Dia 20 de Maio - São Bernardino de Sena

São Bernardino de Sena

Santo do Dia - 20 de Maio





São Bernardino de Sena nasceu na província de Grosseto mais exatamente na comuna italiana Massa Marittima.

Ele foi um pregador inspirado e muito popular da devoção ao Santo Nome de Jesus Cristo.
No livro Siena do autor Titus Burckhardt, o autor relata que Bernardino percorreu boa parte da Itália pregando o método de realização espiritual da invocação do Nome de Deus.

"Em 1425 e 1427, São Bernardino pregou na Siena dia após dia durante seis semanas. A princípio ele escolheu falar no mosteiro de San Francesco, mas, quando o lugar ficou cheio com o número de ouvintes, ele passou a falar na praça central" - trecho do livro Siena.

O santo viajou e pregou por povoados e cidades da Itália setentrional e central, sempre levando populações completas a uma renovação cristã, pela palavra e exemplo.
Também trabalhou pela reforma da Ordem Franciscana. Se tem vários escritos em língua latina e língua vernácula. Como por exemplo o livro Siena City of The Virgin, do autor Titus Burckhardt, contém alguns destes escritos e sermões.

O método de concentração espiritual favorecido por São Bernardino, de invocação de um Nome revelado, encontra até hoje diversos similares em todas as grandes religiões do mundo. Como no Budismo, seu grande porta-voz foi o santo japonês Hônen, que fez do Nembutsu uma das orações mais populares do Budismo. Já no Islã, este método é conhecido como Dhikr, ou em uma tradução livre "Lembrança de Deus", e alguns de seus grandes mestres foram os xeiques Darqawi e Alawi.

Sua festa litúrgica é comemorada no dia 20 de Maio.