Santo do Dia 3 de Maio - São Felipe

São Felipe 

Santo do Dia - 3 de Maio





Filipe nasceu na Galileia, mais especificamente na cidade de Betsaida, ele foi um dos primeiros discípulos de Jesus, anteriormente sido discípulo de São João Batista. O seu nome é mencionado mais de uma vez no Evangelho, sendo que, sempre ocupa o quinto lugar nas listas dos apóstolos.

Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas nos deram sobre Filipe somente o nome e o lugar do seu nascimento. Porém João nos oferece maiores informações sobre a sua personalidade. Uma das poucas informações que podemos obter pelo Evangelho para que possamos esboçar o perfil espiritual do apóstolo Filipe, é que ele é um homem simples e aberto, primário e sincero, que gozou da intimidade espontânea com Jesus.

Ele pertence a mesma cidade que Pedro e André, e talvez até fosse também pescador. Nas Sagradas Escrituras constam que Filipe, após ter sido chamado diretamente por Jesus, ao encontrar Natanael, mas tarde chamado de Bartolomeu, com certa felicidade lhe comunica a notícia "Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que s profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José" (Jo 1,45-46).

Já em outra passagem, João nos conta que foi Filipe quem perguntou a Jesus, no dia do milagre da multiplicação dos pães, como faria para alimentar tanta gente com tão poucos pães. E também já em outra ocasião, quando se aproximaram dos apóstolos, alguns gregos que queria ver Jesus mais de perto e recorram diretamente a Filipe. Então, junto a André transmitiram o pedido de Cristo, que os atendeu prontamente.

Mas a última intervenção dele ocorreu durante a última ceia. Os apóstolos escutavam atentamente as palavras de despedida do Mestre quando Filipe lhe pediu um esclarecimento: "Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheceis? Quem me viu, viu o Pai. Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim?" (Jo 14,8)

Não sabemos mais nada dele depois da ressurreição. Segundo a tradição, ele foi enviado para pregar o Evangelho na Ásia Menor, onde patrocinou um fato prodigioso. Filipe teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, quando estava acendendo a ele um incenso. Mas, naquele instante, surgiu de trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados seus. Porém, o apóstolo, com um gesto, os fez ressuscitar e matou a cobra. Esses e vários outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo.

Ainda não se sabe exatamente como ou quando Filipe veio a falecer. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos. Suas relíquias foram transportadas num dia 3 de maio e colocadas na igreja dos Apóstolos, em Roma, junto com as de São Tiago, o Menor. Por isto que neste dia é celebrado o dia de São Felipe.