Santo do Dia 21 de Maio - São Cristóvão de Magalhães

São Cristóvão Magalhães 

Santo do Dia - 21 de Maio



São Crisóbal Magallanes Jara, popularmente conhecido como Cristóvão de Magalhães, é um mártir e santo venerado na Igreja Católica. Nasceu em Totatiche município do estado de Jalisco no México, no dia 30 de Julho de 1869. Era filho de Rafael de Magalhães e Clara Jara, ambos fazendeiros.

Em sua infância, trabalhou como pastoreio e aos 19 anos entrou no seminário São José em Guadalajara. Aos 30 anos de idade, Cristóvão foi ordenado sacerdote em Guadalajara e trabalhou como capelão na escola do Espírito Santo na mesma cidade.
Depois de alguns anos foi designado pároco de sua cidade natal Totatiche. Em sua paróquia ajudou a fundar escolas, carpintarias e planejou a represa conhecida como "La Candelária".

Fez um grande trabalho pastoral entre os índios huichol, os ajudando a repovoar a cidade de Azqueltán. E ainda, fundou um orfanado, um asilo para idosos e criou várias capelas e pequenas Igrejas nas fazendas da sua paróquia.

Já em 1916 fundou o Seminário Auxiliar de Nossa Senhora de Guadalupe de onde encontrou um de seus companheiros de martírio Agustin Caloca Cortés e que o sucedeu na paróquia Padre José Pilar Quezada Valdés.

Ele foi assassinado de forma repentina enquanto celebrava a Missa durante a Guerra dos Cristeiros no México, em 25 de Maio de 1927 aos 57 anos de idade.

Jara sempre pregou contra a rebelião armada, porém, falsamente acusado de promover a rebelião Cristeira na sua região. E assim, foi preso em 21 de Maio de 1927 enquanto se dirigia para celebrar a Missa em uma fazenda, deu aos seus assassinos seus bens, e sem julgamento, foi martirizado quatro dias depois com outros católicos em Jalisco.

Em frente de seus assassinos, São Cristóvão de Magalhães disse em voz alta:

Em espanhol: "Soy y muero inocente; perdono de corazón a los autores de mi muerte y pido a Dios que mi sangre sirva para la paz de los mexicanos desunidos" 

Tradução em portugues: "Sou e morro inocente; perdoo de coração os autores da minha morte e peço para Deus que meu sangue sirva para a paz dos Mexicanos desunidos."

Vendo que um de seus companheiros se encontrava assustado, lhe disse:

Em espanhol: "Padre solo un momento y estaremos en el Cielo"

Tradução em português: "Padre, em alguns momentos estaremos no Céu"

E essas foram suas últimas palavras. Após sua morte foi sucedido pelo Frei José Pilas Quezada Valdés, que foi logo depois o primeiro bispo da Arquidiocese de Acapulco.

O Padre Cristóvão de Magalhães foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 21 de Maio de 2000. E assim, ele é venerado na Igreja Católica como memória facultativa no dia 21 de Maio.