Santo do Dia 2 de Maio - Santo Atanásio de Alexandria

Santo Atanásio de Alexandria

Santo do Dia - 2 de Maio





Atanásio de Alexandria nasceu em Alexandria, ou, possivelmente, na cidade de Damanhur, perto do delta do Nilo, no Egito romano em 296. Alguns acadêmicos ocidentais consideram que seu domínio do grego, língua que Atanásio utilizou na maioria das obras sobreviventes, evidenciam que ele seria de origem grega. 

Já a Enciclopédia Católica, afirma que Atanásio teria nascido entre 296 e antes de 298. O argumento para esta última data começa com uma análise do compilaor das famosas "Cartas Pascoais" logo depois de sua morte.
Este autor, anônimo, afirmou que os arianos haviam acusado o Santo Atanásio, entre outras coisas, de não ter ainda atingido a idade canônica (30 anos) e, por isto, não poderia ter sido ordenado patriarca de Alexandria em 328. Como ele não foi julgado novamente por essas acusações, Atanásio deve ter pelo menos parecido ter mais de 30 anos em 328 para a acusação ser minimamente plausível.

Atanásio, foi o vigésimo arcebispo de Alexandria. Seu episcopado durou 45 anos (8 de junho de 296 a 2 de maio de 373), dos quais dezessete ele passou exilado, em cinco ocasiões diferentes e por ordem de quatro diferentes imperadores romanos. Ele foi um importante teólogo cristão, um dos padres da Igreja, e o principal defensor do trinitarismo contra o arianismo e também um grande líder da comunidade de Alexandria no século IV.

Depois de retornar para o trono no início de 366, Atanásio passou seus últimos anos arrumando os danos provocados pelos sucessivos períodos de violência, dissenção e exílios na sé de Alexandria. Ele voltou a escrever e a pregar livremente e, caracteristicamente, re-enfatizou a visão sobre a Encarnação que havia sido definida em Niceia. Em 2 de maio de 373, tendo consagrado o Papa Pedro II de Alexandria, um de seus presbíteros, como sucessor, Atanásio morreu dormindo, rodeado de fieis e aliados aos aproximadamente 77 anos de idade.