Santo do Dia 3 de Maio - São Tiago Menor

São Tiago Menor

Santo do Dia - 3 de Maio



Tiago é filho de Alfeu, e é identificado nos evangelhos como "irmão do Senhor", termo usado para designar parentesco de primos. Ele governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de "o Menor" para não ser confundido com São Tiago, o Maior, que era irmão de São João.

Os evangelhos sempre falavam dele nas listas dos apóstolos. Mas, a falta de informação foi compensada nas fartas referências à sua ação e personalidade guardadas nos Atos dos Apóstolos e na Carta de São Paulo aos Gálatas, que nos permitem saber que Tiago era como São Pedro, a principal figura da Igreja. São Paulo chega a citar seu nome em primeiro lugar, dizendo: Tiago, Pedro e João, considerados colunas da Igreja" (GL 2,9). Foi com ele que Paulo, depois de convertido, se encontrou em Jerusalém.

Está nas Escrituras que Tiago sempre teve atenção e carinhos especiais de Jesus Cristo. Além que de, Jesus, o considerava um homem de grande elevação espiritual, ainda era seu parente próximo. Tiago foi testemunha da Ressurreição de Jesus; (1Cor 15,7). Logo antes de subir aos céus, Jesus, em uma aparição, deu-lhe o dom da ciência como recompensa por sua bondade e santidade.

No Concílio de Jerusalém, onde discutiu-se sobre o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo, São Tiago teve um papel importantíssimo ao dar sua opinião, que foi aceita por todos (At 15). Ele também escreveu uma epístola.

São Tiago nos deu práticos, sensíveis e prudentes ensinamentos. Como esta advertência, sempre muito atual: "Se alguém pensa ser religioso, mas não freia sua língua e engana seu coração, então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula, aos olhos de Deus, nosso Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições e conservar-se puro da corrupção deste mundo" (Tg 1,26-27).

Tiago, o Menor, foi o primeiro apóstolo a dar sua vida em nome de Jesus, possuímos informações de antiga data sobre sua morte. Entre as mais prováveis, estão as do historiador hebreu José Flávio, segundo o qual o apóstolo teria sido apedrejado e pisoteado no ano 61(ou 62), pelo pontífice Anás II, que se aproveitou da morte do íntegro Papa Festo para eliminar o bispo de Jesuralém.

Tiago sempre foi considerado um homem de grande pureza, total dedicação e abnegação, vivendo, desde o nascimento, consagrado a Deus. Sua vida foi santa e de muita austeridade. Converteu muitos judeus à fé cristã antes de receber a coroa d martírio. Suas relíquias foram colocadas na igreja dos Santos Apóstolos, em Roma, junto aos de São Felipe. E sua festa é celebrada no dia 3 de maio.